Ministrante: Pedro Telles da Silveira, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS
Dia: 01/10/2018
Horário: 10:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00
Local: Auditório Elke Hering – BU
Nos últimos anos, a história digital tem ganhado espaço na discussão historiográfica, em grande medida devido ao reconhecimento do papel que as novas tecnologias desempenham no mundo contemporâneo. Trata-se de um campo novo da prática e reflexão históricas, cujo desenvolvimento é registrado desde a década de 1990 em alguns países, como Estados Unidos e Itália, e, em período mais recente, tem encontrado certa difusão no Brasil. Em muitos desses contextos, tais como o brasileiro e o estadunidense, mas pode-se acrescentar também o europeu, com exceção do italiano, a história digital é um desdobramento da história pública, por sua vez oriunda da história oral. Por isso, ela é compreendida sob o viés da diversificação do registro histórico e ampliação do público interessado em história, além das novas relações possíveis entre historiadores e historiadoras e o público mais amplo. Infelizmente, também devido a isso, as tecnologias digitais são muitas vezes reduzidas à categoria de ferramentas, meros instrumentos que permitem ou realizar a pesquisa mais rapidamente ou auxiliar na difusão do conhecimento histórico, sem o estabelecimento de um diálogo teórico mais aprofundado para além das utilizações práticas que elas possibilitam.
Tendo isso em vista, o objetivo do mini-curso é apresentar alguns desdobramentos teóricos do contato entre a historiografia e as tecnologias digitais. Pode-se mencionar, entre esses desdobramentos, o questionamento de uma narrativa que justifica a história digital pelo progresso tecnológico, argumentando a favor de um entendimento mais amplo da relação da historiografia com a técnica e os desafios implícitos a essa relação; além disso, é possível citar o impacto que as tecnologias digitais trazem para noções caras à teoria da história, como o vestígio e a fonte história, a narrativa, a ação e o tempo.
O minicurso pretende discutir essas questões ao longo de duas aulas, de 90 minutos cada mais 30 minutos para discussão. Os temas abordados serão divididos da seguinte forma:
Aula 1: O que é digital na história digital?
- A relação entre a história digital e as narrativas do avanço tecnológico;
- Por um aprofundamento da relação entre história e técnica;
- Os conceitos de digital e pós-digital.
Aula 2: Problemas e perspectivas teóricas digitais: um panorama
- Dos vestígios à inscrição digital;
- Das fontes históricas às fontes históricas digitais;
- Da representação à mediação;
- Do tempo da ação social à microtemporalidade dos aparelhos técnicos.
Como se percebe pela amplitude dos temas, o objetivo do minicurso não é esgotar os problemas mencionados acima, mas explorar, junto com o público interessado, um caminho alternativo à relação entre conhecimento histórico e novas tecnologias que não seja somente o da história digital enquanto campo de atuação. O que as tecnologias digitais têm a contribuir com a teoria da história?