Programação IV Colóquio de História e Arte:
Imagem e Memória
Dias 27, 28 e 29 de setembro de 2011
Dia 27.09.2011
9:00 – Sessão de abertura
9:30 – 12:00: MESAS REDONDAS: IMAGEM E HISTÓRIA
Mesa 1: IMAGEM E CINEMA
Coordenação: Daniela Queiroz Campos
Comentador: Fábio Feltrin Souza
1 – O terceiro cinema na Ilha de Santa Catarina: Duas ficções e um documentário experimentais (1968 – 1976)
Sissi Valente Pereira (PPGH – UFSC)
2 – Luz, Câmera, (doutrin)ação: Os filmes premiados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (1939-1945)
Bianca Melyna Negrello Filgueira (PPGH – UFSC)
3 – Visualidade do americanismo nas Américas (1940–1960)
Marcos Alexandre de M. S. Arrraes (PPGH – UFSC)
4 – Uma vida em 16mm – Otto Maria Carpeaux entre ‘O Velho e o Novo’
Eduardo Gomes Silva (PPGH – UFSC)
Mesa 2: IMAGEM E FOTOGRAFIA
Cordenadora: Elizabeth Ghedin Kammers
1 – A (re)invenção do seringueiro: A imagem e seu uso ideológico
Tissiano Silveira
2 – “Histórias locais e registros fotográficos: questões para reflexão “
Arnaldo Haas Júnior
3 – Esporte para Todos: Ditadura e propaganda esportiva no Brasil (1977-1985)
Nailze Pereira de Azevedo Pazin
4 – Os Rowers encenam suas vitórias e os Papas contam histórias: A visualidade do remo na ilha de Santa Catarina (1920-1950)
Carina Sartori
14:30 – 18:00
2ª. Sessão – MESAS REDONDAS: HISTÓRIA E IMAGEM
Coordenação: Ricardo Machado
Comentador: Lucésia Pereira
Mesa 3 – Imagem e Cidade (Tarde – das 14:00 às 15:30)
Cordenadores: Sissi Valente Perreira
1- Entre desenhos, aquarelas e expressões gráficas de humor: a cidade e o cotidiano de Florianópolis na obra de Sérgio Bonson.
Michele Bete Petry
2- (re) Leituras e (re) Significados: As especificidades do art déco no traçado das construções urbanas de Florianópolis (1930-1950)
Sabrina Fernandes Melo
3- Um estudo sobre as representações da paisagem urbana em Florianópolis através das pinturas de Martinho De Haro
Elizabeth Ghedin Kammers
4- Charles Dickens como fotógrafo da vida urbana
Joachin Melo Azevedo Neto
Mesa 4 – Imagem e Arte Gráfica (Tarde – das 16:00 às 17:30)
Cordenador: Bianca Melyna Negrello Filgueira
1 – O Fim Está Próximo: Medo, tensão e nostalgia na visão da Guerra Fria a partir de Watchmen
Grégori Michel Czizeweski
2- Oralidade e visualidade nas cartilhas para o ensino da leitura: de João de Barros (1496-1570) a Abílio Cesar Borges (1824-1891)
Fernando Vojniak
3- Imagem, memória, distempo. A ilustração de Alceu Penna e anacronismo das imagens
Daniela Queiroz Campos
18:30 – CULTURAL: Projeto Dar carne à memória
19:00 – CONFERÊNCIA INAUGURAL:
José Emílio Burucúa – UNSAM- Universidad Nacional de San Matín – Argentina
APARICIONES Y ECLIPSES DEL MITO DE ULISES EN LA CIVILIZACIÓN LATIONOAMERICANA
Dia 28.09.2011
9:00 – 12:00
Mesa Redonda: IMAGEM E MEMÓRIA: A ARTE DA MONTAGEM
Ana Lucia Vilela – UFSC
Vladimir e Rosa de Godard: disjunções entre história e ficção
Maria Angélica Melendi – UFMG
O museu das insignificâncias:a memória, a arte e os restos da derrota.
Maria Bernardete Ramos Flores – UFSC
Quando a serpente assume o lugar do cavalo. Deuses e códices na obra plástica de Xul Solar
Fernando Boppré – MVM-Museu Victor Meirelles
A roda da fortuna: Arthur Bispo do Rosário e Marcel Duchamp
14:00 – 16:00
LA CAUTIVA – IMAGEM E TEXTO
Fábio Francisco Feltrin Souza – UFFS
Espectografias da Nação: o “eu” e o “outro” no discurso fundacional da Argentina
Maraliz de Castro Vieira Christo – UFJF
Mulheres cativas na pintura de Raymond Monvoisin.
José Alves de Freitas Neto – UNICAMP
“Sueños brillantes de la inquieta fantasía”: fronteiras, espaços e tradições literárias a partir de La Cautiva de Esteban Echeverría (1837)
16:30 – 18:30
IMAGEM, MUSEU E MEMÓRIA
Maria de Fátima Fontes Piazza – UFSC
O Palácio Capanema: da charge a monumento nacional
Emerson Dionisio Gomes de Oliveira – UNB
A História da Arte na ausência da Imagem da Arte: uma questão para acervos museológicos contemporâneos.
Letícia Borges Nedel – UFSC
Historiadores e acervos: desencontros entre familiares
18:30 – CULTURAL: IMPERMANÊNCIAS
19:00 – Lançamentos de Livros:
FLORES, M. Bernardete R. e PIAZZA, Maria de Fátima F. (Orgs.). História e Arte: Movimentos Artísticos e Correntes Intelectuais. Campinas/São Paulo: Mercado de Letras, 2011.
AZEVEDO NETO, Joachin. Uma outra face da Belle Époque carioca: o cotidiano nos subúrbios nas crônicas de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011.
Dia 29.09.2011
9:00 – 12:00
Mesa Redonda: IMAGEM CÊNICA E MEMÓRIA
Vera Regina Martins Collaço – UDESC
Registros Cênicos: subsídios para a construção da cena
Maria Helena Werneck – UNIRIO
Memória e registro da cena em vídeo: fragmentos de teatralidade
Filomena Chiaradia – UNIRIO
Iconografia teatral: novos discursos para a história da cena
14:00 – 16:00
MEMÓRIA E TESTEMUNHO – IMAGENS DA VIOLÊNCIA
Coordenação: Joachin Azevedo Neto (UFSC)
Patrícia Peterle Figueiredo Santurbano – UFSC
Memória e ressemantização da Resistenza : as imagens literárias de Elio Vittorini
Karl Erik Schollhammer – PUC/Rio
A cena do crime – um palco do contemporâneo
Mário César Coelho – UFSC
“Vidas em guerras nos quadrinhos”
16:30 – 18:30
MEMÓRIA E TESTEMUNHO: CINEMA E LITERATURA
Coordenação:Ana Lice Brancher – UFSC
Adriano Luiz Duarte – UFSC
De “dentro do bosque” a “Rashomon”: literatura, cinema e história
Alexandre Busko Valim – UFSC
Farenheit, Celsius e outros modos de se medir a temperatura política: o cinema estadunidense no pós 11 de setembro de 2011
Alexandre Montaury Baptista Coutinho – PUC/Rio
Partilhas do real, paisagens do comum
19:00 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO:
Jeanne Marie Gagnebin – UNICAMP
O QUE É A IMAGEM DIALÉTICA?