Ministrante: Fábio Souto de Azevedo, professor do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA) da UFRGS e administrador da Wikipédia.
Dia: 03/10/2018
Horário: 16:00 às 18:00
Local: Sala 327 – CFH/UFSC
A oficina terá uma breve exposição sobre o hiato de gênero na Wikipédia e na sequência desenvolverá técnicas básicas de edição. Acompanhados de wikipedistas, serão criados e melhorados verbetes na Wikipédia.
A participação feminina na criação de conteúdo da enciclopédia online é estimada em aproximadamente 10%, número que se mantém semelhante ao longo do tempo e dos diferentes projetos. Além de atrair mulheres editoras, o objetivo do edit-a-thon é aumentar a consciência dentro da universidade sobre a importância da participação feminina na produção de conteúdo enciclopédico, formar novas editoras, e editar ou criar páginas de mulheres que são extremamente importantes para seus campos, como ciência, história e literatura, mas que não possuem artigos completos na Wikipédia.
A dinâmica do edit-a-thon ocorrerá da seguinte forma:
- Rápida apresentação da Wikipédia e técnicas de edição e tradução de verbetes
- Criação e melhora de verbetes sobre mulheres na Ciência e nas Humanidades na Wikipédia Lusófona.
Orientações básicas de estilo para escrita dos verbetes
Título: refira-se a mulher por seus nomes atuais ou “profissionais”. Evite seus nomes de casada se forem conhecidas profissionalmente pelo nome de solteira. Na introdução do artigo, cite todos os nomes pelos quais é conhecida para facilitar que motores de busca encontrem o artigo.
Introdução: Evite definir mulheres em relação a homens: referir-se a mulheres como esposas ou filhas deve apenas ocorrer na seção biográfica e ser escrito do mesmo modo como se escreve sobre homens; não deve estar na introdução do artigo. A introdução deve descrever suas contribuições, atividades e resultados profissionais, evitando-se mencionar seu gênero ou situação matrimonial.
Vocabulário: Evite usar a expressão “a esposa de” e use quando adequado expressões como “marido e mulher”, “esposo e esposa”, “parceiros” ou “companheiros” etc. Pode-se dizer, por exemplo, “ela é casada com” no lugar de “ela é a esposa de”.
Apelidos: Evite usar apelidos ou diminutivos como “Aninha” ou “Kika” a não ser que façam parte do nome profissional. Aliás, às vezes basta referir-se a esses apelidos ou diminutivos na introdução, pois no decorrer do verbete é preferível referir-se à biografada por seu nome (ou sobrenome) profissional como se faz em biografias de homens.
Imagens: Evite usar imagens de maridos, de pais ou da família, a não ser que seja realmente necessário e contribua à qualidade do artigo. Essas imagens normalmente ignoram a individualidade da mulher e não adicionam informação importante ao artigo.