As obras de arte nos preocupam na medida em que elas contêm os meios suscetíveis de modificar a realidade, a estrutura do homem e o aspecto do mundo.
Carl Einstein
O Colóquio “Modernidade, Arte e Pensamento” representa o coroamento de dois anos de trabalho da equipe que se dedica ao desenvolvimento do Projeto, com o mesmo título, contemplado pelo Edital Universal (Processo: 472241/2013-3 – 2013-2016). e se organiza em três eixos:
1) expor à crítica os artigos escritos pela equipe como resultado da pesquisa;
2) presença de pesquisadores externos para o trabalho de crítica;
3) presença de pesquisadores especialistas nos aspectos teóricos da pesquisa, cujas conferências contribuirão com bases mais complexas para avançar no conhecimento e nos resultados de nosso projeto.
A equipe que se dedica ao Projeto reúne Professores de Pós-Graduação em História da UFSC, UDESC, UFG e UFU, doutorandos e mestrandos da linha de pesquisa “Arte, Memória e Patrimônio”, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, além de alunos de Graduação em História, com bolsas de IC ou em trabalho de conclusão de curso (TCC).
O Projeto é atividade da Pós-Graduação em História. Tem como objetivos:
1) desenvolver e consolidar uma linha de pesquisa historiográfica na interface com a história da arte, ao tratar dos temas relacionados ao campo artístico.
2) desenvolver modos de inserir a história na Visual Turn, ou Virada Pictórica, tendo a imagem como objeto e tema historiográfico, com seus regimes próprios dos estudos das visualidades.
3) desenvolver metodologia de abordagem da imagem e da arte no trabalho de pesquisa historiográfica, considerando-as como formas de pensamento e de potencialidade política.
4) pensar sobre a Modernidade, enquanto um conceito que não se restringe a um período que supostamente estaria superado pela pós-modernidade, pelo contrário, queremos pensar como a estética, que se desenvolveu com a modernidade, dotou a obra de arte com uma abertura para se pensar sobre a dimensão da vida: sobre a política, o poder, as sensibilidades (o olhar, o gosto, as sensações) e sobre as distinções de classe, gênero e raça.
5) propor uma discussão da obra de arte como artifício que traz um sentido através do qual um caráter humano se revela.
A ideia do Colóquio, com o enunciado ARTE E PENSAMENTO, é refletir sobre a Arte como um ato de pensamento. Nosso interesse de pesquisa em arte dá-se pelo fato de que uma obra de arte, um artista, um acontecimento artístico nos fazem pensar, nos possibilitam levantar questões da filosofia, da história, da antropologia, do social e da política.
A arte não é nem origem do acontecimento histórico nem tampouco sua expressão, mas uma instância acontecimental. As palavras “arte” e “artístico” indicam formas de ação e interação, tanto do ponto de vista da autoria quanto da recepção, e as obras de arte seriam propriamente artefatos ou dispositivos. A arte é ficção do humano, no sentido de que na arte se realizam atos que repõem a forma das ações pelas quais o humano se reitera e se auto-instaura.